Bem vindos!

Este blog ,tem o objetivo de trazer dicas e noticias sobre saúde de uma forma geral, insentivando o leitor a buscar uma melhor qualidade de vida.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Noticias.

Spray de células tronco regenera queimaduras

Um spray de células tronco é a nova arma da medicina para tratar queimaduras. Desenvolvido por cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, o novo medicamento regenera a pele danificada em questão de dias.
Desenvolvida pelo Dr. Jörg Gerlach, a técnica consiste na retirada de células tronco adultas da pele saudável do próprio paciente, que depois são distribuídas na área lesionada. Todo o trabalho pode ser feito em apenas uma hora e meia.
Apesar de ainda estar em fase experimental, o spray tem tido resultados significativos e mostra-se promissor. Há casos de pacientes que tiveram a recuperação da área afetada em apenas quatro dias.
Exercícios ao ar livre são mais saudáveis
Em um estudo publicado no periódico Enviromental Science e Technology, cientistas britânicos afirmam que exercícios ao ar livre trazem mais benefícios do que exercícios realizados em ambientes fechados.
O estudo foi feito a partir de uma análise de pesquisas já existentes, incluindo 11 experimentos randômicos e não-randômicos envolvendo informações de 833 adultos. Os participantes disseram se sentir mais felizes e satisfeitos ao fazer atividades ao ar livre, relatando também estarem mais propensos a repetir a experiência mais vezes.

Novo gel a base de sangue ajuda na cicatrização

Já pensou em usar o sangue para curar feridas? É o que propõe um grupo de pesquisadores do Departamento de Hematologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), de Botucatu. Totalmente natural, o medicamento é um gel feito a partir do plasma sanguíneo humano.
O sangue é composto por três substancias: as hemácias, utilizadas na transfusão; plaquetas, úteis no tratamento de leucemia; e o plasma, que antes era descartado. A principal função do gel é estimular o organismo a conter a ferida. A ação das proteínas presentes no produto ajuda na regeneração dos vasos sanguíneos, na formação de nova pele e no fechamento da lesão. Ainda em fase de testes, o novo curativo logo deve ser comercializado. "Ele é economicamente viável e é cientificamente lógico", diz Elenice Deffune, pesquisadora da Unesp.
Dormir pouco pode provocar doenças cardíacas e AVC

Dormir é mesmo um santo remedio. Se não cura pelo menos previne. É a tese defendida por pesquisadores da University of Warwick Medical School. Segundo eles, a falta de sono a acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e doenças cardiovasculares que muitas vezes resultam em morte precoce.
Dormir menos que seis horas por noite aumenta em 48% as chances de falecimento por doença cardíaca e em 15% as chances de desenvolver e vir a falecer por Acidente Vascular Cerebral (AVC).
"A tendência de passar madrugadas acordado é uma bomba-relógio para a saúde e, por isso, você precisa agir agora para reduzir seu risco de desenvolver essas doenças", diz Francesco Cappuccio, um dos autores do estudo.

0 comentários:

Postar um comentário

Video