Bem vindos!

Este blog ,tem o objetivo de trazer dicas e noticias sobre saúde de uma forma geral, insentivando o leitor a buscar uma melhor qualidade de vida.

sábado, 9 de abril de 2011

Como um smartphone ajudará a detectar o câncer




Pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts desenvolveram um método capaz de detectar tumores ao analisar milhares de células – o que pouparia os pacientes das inúmeras biópsias tradicionalmente realizadas.

Munidos de um pequeno aparelho de ressonância magnética nuclear – sistema para análise rápida de tumores – uma agulha fina e um telefone celular, foi possível fazer a detecção.

A tecnologia foi implementada em um ambiente clínico para analisar as células obtidas por punção em lesões suspeitas de 50 pacientes.

Ao utilizar a agulha fina, os médicos conseguiram obter um número suficiente de células para verificar a quantidade de proteínas indicadoras em todos os pacientes dentro de 60 minutos. O pequeno aparelho de ressonância conectado ao celular faz com que os médicos possam medir e ler os dados junto à cama do paciente.

O sistema conseguiu acertar o diagnóstico de câncer em 96% dos pacientes, um número mais alto que o da biópsia tradicional, que é 84% precisa, como informou o NewScientist.

Os resultados também mostraram que os níveis de proteína deterioram com o tempo, ressaltando a necessidade de finalizar o diagnóstico com rapidez.
Método Tradicional

O método padrão para o diagnóstico de câncer é a coleta de uma porção do tecido de tumor, que é submetido a uma imuno-histoquímica, como é denominado o teste que indica a existência de células cancerígenas. Os resultados podem demorar três ou mais dias.

A análise desenvolvida em Massachusetts também exige a coleta de uma amostra celular, mas é extraída com uma agulha mais fina, além de não exigir dias de espera, já que o resultado demora cerca de uma hora para sair.

0 comentários:

Postar um comentário

Video